Alimentação no clima seco

 

Céu com sol forte e nuvens
Foto de Brett Sayles em Pexels

Estamos vivendo um momento no qual as temperaturas estão batendo os recordes de calor em quase todas as regiões do país. Por conta das altas temperaturas e baixa umidade, o clima seco afeta não somente as atividades do dia a dia, mas também nossa saúde. 

Neste cenário, é muito comum sofrermos com indisposição, queda de pressão, dores de cabeça, irritações e vermelhidão principalmente nas regiões da garganta, nariz, olhos e pele. A fim de se evitar esses problemas e ao mesmo tempo sustentar uma boa imunidade, é necessário manter uma alimentação equilibrada, priorizando sempre os alimentos naturais e mais do que nunca, beber bastante água. 

Para quem tem alguma dificuldade em se hidratar durante o dia, existe uma postagem aqui do site que foi feita especialmente para você! Nela você encontrará dicas para tomar mais água, além de outras dicas para se manter bem hidratado. Confira aqui: 5 dicas para se manter bem hidratado 

Para isso, existem algumas opções de alimentos que são interessantes para esta ocasião, por serem mais leves e apresentarem grandes quantidades de água, vitaminas específicas e antioxidantes, bem como gorduras boas. Ao consumirmos estes nutrientes, ajudamos nosso organismo na manutenção da hidratação da pele e mucosas, além de ajudar a preservar nosso sistema imunológico. 

Estes alimentos são: 

- Frutas em geral (especialmente abacate e frutas cítricas, como a laranja);

- Hortaliças em geral (especialmente os vegetais verde escuros);

- Peixes: as melhores opções são o atum, a sardinha e o salmão;

- Nozes, castanhas e sementes;

- Sopas e chás: uma boa opção é o chá verde 

Além destas boas alternativas que devem ser priorizadas, alguns tipos de alimentos devem ser evitados, como os ultraprocessados e os mais “pesados”.

Dentre estes, estão: produtos industrializados, frituras e carnes muito gordurosas. 

Estes alimentos devem ser consumidos com muita moderação não só no tempo seco, mas em qualquer condição climática. Afinal, se estiverem em grandes quantidades em nossa alimentação, irão trazer malefícios à nossa saúde, podendo levar ao desenvolvimento de doenças crônicas ao longo do tempo. 

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com mais pessoas! 😃

Postar um comentário

0 Comentários