A relação entre bebidas alcoólicas e ganho de massa muscular

homem segurando um halter de academia com a mão direita, e na mão esquerda está segurando uma lata de cerveja enquanto olha para ela

É comum o pensamento de que, ao final de um dia de treino e boa alimentação, é possível consumir bebidas alcoólicas sem haver nenhum prejuízo. Alguns até enxergam esta prática como uma forma de "recompensa" pelo seu dia de esforço. Mas é preciso estar bem atento a isto. Estudos científicos já mostraram que álcool e exercício físico não combinam.

Prejuízos do álcool no ganho de massa muscular

Em um destes estudos realizados, foi observado que quando um indivíduo ingere substâncias alcoólicas momentos após ter realizado qualquer tipo de atividade física, o mesmo terá alguns prejuízos nos processos normais de recuperação muscular. Estes prejuízos acontecem até mesmo na presença de nutrientes ideais. Ou seja, mesmo que o treinamento tenha sido bem feito e seguido de uma boa alimentação, a ingestão de bebidas alcoólicas dentro deste cenário pode fazer com que o seus músculos sejam afetados.

Percebeu-se também que a ingestão de doses de álcool, causem uma perda temporária de desempenho muscular nos dias seguintes, em músculos que foram exercidos. Isso faz com que ocorra certa fraqueza em atividades físicas e a sensação de que está regredindo, levando a um consequente aumento de seu esforço para tentar manter um bom desempenho.

Álcool e síntese proteica

Foram analisados também, os níveis de síntese proteica de indivíduos após a realização de exercício físico e consumo de nutrientes nas mesmas quantidades. Estes indivíduos foram divididos nos seguintes grupos:

-Indivíduos em repouso;

-Ingestão de Proteína;

-Ingestão de Proteína + Álcool;

-Ingestão de Carboidrato + Álcool

O resultado das análises foi o seguinte:

O grupo que consumiu carboidrato + álcool teve uma diminuição de 37% na síntese proteica, quando comparado aos que consumiram proteína e não ingeriram álcool. E o grupo que consumiu proteína + álcool teve uma diminuição de 24% na síntese proteica, quando comparado aos que consumiram proteína e não ingeriram álcool.

Considerações finais

Em resumo, a influência da bebida alcoólica é negativa no desempenho físico, na recuperação e construção muscular para praticantes de exercícios. Isso acontece, pois seu consumo afeta a resposta da síntese de proteínas e altera a ação de hormônios importantes relacionados ao anabolismo. Por consequência, todos estes fatores levam a um menor ganho de massa muscular.

Não significa que não seja possível beber uma cervejinha de vez em quando, para quebrar a rotina. O importante é que estes momentos sejam vividos de forma consciente e haja equilíbrio. Os hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, devem fazer parte da sua realidade. Para te auxiliar nessas e outras questões relacionadas à alimentação, procure a ajuda de um profissional Nutricionista.

Fontes: American College of Sports Medicine; PLOS ONE

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com mais pessoas! 😃

Postar um comentário

0 Comentários