Escolha dos alimentos
Para começar, na hora da escolha de quais alimentos farão parte da sua marmita, sempre dê preferência aos naturais e evite produtos que sejam ultraprocessados. É perfeitamente possível se ter uma alimentação saudável, sem precisar gastar muito dinheiro. O simples funciona muito bem e não há necessidade de recorrer a comidas de difícil acesso para se alimentar melhor. É preciso lembrar também que manter o equilíbrio de nutrientes nas refeições é muito importante. Em um prato saudável padrão, por exemplo, o recomendado é que 1/4 dele seja ocupado pelos carboidratos, outro 1/4 seja ocupado pelas proteínas e no 1/2 restante estejam presentes as saladas.
Preparação dos alimentos
Depois de já ter feito a escolha de quais alimentos irá utilizar, é o momento de prepará-los. O ideal é preparar os alimentos no mesmo dia em que for consumi-los, para desta forma degustá-los enquanto estão “frescos”, aproveitando suas melhores características de textura, sabor e aroma. Para realçar os sabores, as melhores opções são os temperos naturais, como o sal, alho, cebola, azeite, pimenta, entre outros.
Caso seu tempo seja muito corrido, uma dica é: separe um momento de algum dia para preparar as refeições de todo o restante da semana (por exemplo: reserve um instante em seu domingo e prepare todos os alimentos que irá comer durante os próximos dias). Assim, com seu plano alimentar em mãos, confira quais alimentos você irá precisar, prepare tudo com calma nas quantidades necessárias e depois armazene em recipientes separados com as porções corretas.
Armazenamento dos alimentos
Para armazenar suas comidas por curtos prazos (1-3 dias), a geladeira é o lugar. Em caso de períodos mais longos, o congelador é a melhor opção, podendo preservá-las por meses (se estiverem temperadas duram cerca de apenas um mês). Apesar disso, se tratando das marmitas o interessante é que não fiquem armazenadas por mais de uma semana, para se aproveitar o máximo de seus nutrientes e sabores enquanto estão recém-preparadas.
Para o descongelamento, os alimentos devem ser levados do congelador à geladeira 1 dia antes da data em que irão ser consumidos. Não congele frutas, saladas e ovos, os prepare apenas no dia em que for comê-los. Isto irá evitar problemas de contaminação e perda de suas características e nutrientes.
Transporte:
Quando estiver fora de casa, uma bolsa térmica pode te ajudar no transporte de suas marmitas e não deixar com que sofram variações drásticas de temperaturas (que podem levar a possíveis contaminações aos alimentos). Lembre-se de esquentá-las apenas no momento em que for se alimentar.
Recipientes:
Em relação aos recipientes, prefira os de vidro ou inox. Caso prefira as vasilhas de plástico, se certifique de que a mesma é livre da substância Bisfenol A. Este é um composto tóxico e nocivo à nossa saúde, que é liberado ao aquecermos certos tipos de plásticos. Para saber se o material que está comprando não contém o Bisfenol A, se assegure de que exista uma autenticação com o escrito “BPA Free” na embalagem. Outra maneira de se obter essa informação é checar se o número de reciclagem do produto NÃO é um “7”, assim ele também será seguro. Atualmente a maioria das marcas já eliminou esse composto de seus produtos, mas é sempre bom estar atento a este detalhe.
Coloque em prática
Com essas dicas para preparar suas marmitas saudáveis é hora de colocar a boa alimentação em prática, até mesmo nos dias mais corridos. Para te auxiliar na adequação da qualidade e quantidade dos alimentos da melhor maneira, não deixe de consultar um profissional Nutricionista. Só ele está capacitado para te ajudar de forma correta e individualizada.
Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com mais pessoas! 😃
0 Comentários