Você sabia que a balança pode estar te enganando? Entenda a diferença entre emagrecimento e perda de peso

pessoa se pesando na balança

Você sabe qual é a diferença entre emagrecer e perder peso? Entenda agora porque você pode estar se enganando com a balança, e o motivo de seus números não serem o que parecem.

O perigo na perda de peso

É muito comum que o desejo de emagrecer, acabe levando algumas pessoas a serem seduzidas por soluções rápidas, que são vendidas por aí. Mas é necessário tomar muito cuidado com isso. Em um primeiro momento, estas práticas parecem apresentar algum "resultado". Mas o que não te contam, é que esse "resultado" é FALSO e logo haverá o reganho do peso anterior, podendo até aumentá-lo ainda mais. O pior de tudo, é que ao seguir esse imediatismo, o indivíduo está agindo de maneira nada saudável, e pode estar agredindo sua saúde física e mental, sem nem se dar conta disso.

Saiba que nem toda perda de peso é sinônimo de melhoria na saúde. A simples redução dos números ao subir na balança, pode estar relacionada à perda de líquidos corporais e até mesmo perda de massa muscular, causados por maus hábitos alimentares (incluindo as soluções milagrosas, citadas acima). Além dos danos ao organismo, pode ocorrer também a redução do metabolismo, tornando o verdadeiro emagrecimento e sua manutenção cada vez mais difíceis.

Como emagrecer da maneira correta

Emagrecer deve ser consequência de uma mudança de hábitos e práticas saudáveis, que passam por uma reeducação alimentar, aliada a realização de exercícios físicos. Para se obter resultados de verdade, fique longe de dietas da moda e procure por um profissional Nutricionista. Só ele está devidamente capacitado e autorizado a te auxiliar em sua alimentação, e assim te ajudar a concretizar seus objetivos, de maneira correta e individualizada.

Quando se fala em emagrecer, o correto é pensar em eliminar a taxa de gordura do nosso corpo, melhorando assim a nossa composição corporal, sem perda de saúde. É errado imaginar que para ficar magro, se deve perder peso na balança, afinal, em um cenário em que um indivíduo está perdendo gordura e ganhando massa muscular ao mesmo tempo, sua composição corporal está melhorando, mas seus números na balança podem permanecer os mesmos no "antes" e no "depois".

Mas como saber então, se estou perdendo gordura e não apenas diminuindo números na hora em que vou me pesar? Para se ter acesso a essa informação é necessário fazer uma avaliação antropométrica, realizada por um Nutricionista ou Educador Físico. Nesta avaliação serão aferidas suas circunferências e medidas corporais (onde se incluem a quantidade de massa magra e massa gorda) e ao final se terá um resultado de sua composição corporal atual.

Em resumo

Perder peso: pode ser perda de músculo, água e não necessariamente gordura. Pode ser consequência de maus hábitos, doenças ou complicações no estado de saúde. É inconsistente;

Emagrecer: é a diminuição da quantidade de gordura no organismo. É consequência de bons hábitos e estilo de vida mais saudável. É consistente.

Dito isso, é sempre importante lembrar que a gordura em EXCESSO traz prejuízos à saúde e o desenvolvimento de uma série de doenças, além da própria obesidade. Outro fato a se destacar, é que o tecido muscular é mais denso e compacto do que a gordura. Sendo assim, 2 kg de gordura ocupam mais espaço no nosso corpo do que 2 kg de músculo. Veja na imagem abaixo:

comparação entre o tamanho de 2kg de músculo e 2kg de gordura

O emagrecimento saudável requer paciência. Portanto, abra mão de práticas ruins e pensamentos negativos que te prendem no mesmo lugar. Transforme seu estilo de vida, seja a mudança que você deseja ver em si mesmo!

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com mais pessoas! 😃

Postar um comentário

0 Comentários