Frutas são alimentos de extrema importância para uma alimentação saudável e um bom funcionamento do organismo, não é por acaso que tudo isso já nos é fornecido pela própria natureza.
O consumo de frutas e seus benefícios
As frutas contém um alto valor nutricional, sendo as principais fontes alimentares de vitaminas, para nosso consumo. Além disso, elas contém em sua composição, grandes quantidades de água, minerais e fibras. Toda essa reunião de nutrientes, as tornam ainda mais ricas e indispensáveis para nossa vida, quando pensamos em uma boa saúde e alimentação.
O consumo adequado de frutas traz inúmeros benefícios para nossa saúde. Dentre eles está o auxílio na prevenção de diversas doenças crônicas, como as cardiovasculares e as ligadas ao envelhecimento. Suas propriedades também nos ajudam na absorção de determinados nutrientes, no combate aos radicais livres, regulação do bom funcionamento intestinal, redução do colesterol ruim e até na melhora do humor.
Dito isso, é importante deixar claro que, de maneira geral, o hábito de consumir frutas em nosso dia a dia nos ajuda a manter uma imunidade alta, fazendo assim com que o sistema de defesa do nosso organismo esteja preparado para reagir a possíveis ameaças de agentes infecciosos. Mas é necessário destacar que uma boa imunidade não se constrói do dia para a noite, portanto manter bons hábitos é fundamental.
Frutas e emagrecimento
Muitos ideias incorretas e sem nenhuma comprovação científica, estão sendo disseminadas pelas mídias sociais já há algum tempo. Estas ideias vendem a suposição de que: eliminar as frutas da alimentação pode ajudar a emagrecer e a não ganhar peso. Como dito anteriormente, este é apenas um conceito errado e sem sentido.
A verdade é que, com todos esses benefícios já citados aqui, as frutas podem ser grandes aliadas no processo de emagrecimento. Isso se deve às boas quantidades de fibras presentes nas mesmas, que além de melhorarem a digestão, causam um efeito de saciedade por um bom tempo até a próxima refeição. As frutas também conseguem ser uma opção para matar a vontade de comer doce, em alguns momentos. Elas podem substituir algum docinho mais calórico e com alta quantidade de açúcar, sem perder o sabor adocicado no paladar.
Frutas e diabetes
São comuns os casos em que pessoas diabéticas, tenham um certo receio em consumir frutas. Mas na realidade, não existe uma restrição generalizada desse tipo de alimento para esses casos. A melhor foma de serem consumidas é em pequenas porções, como uma espécie de sobremesa, logo após refeições completas que contenham fontes de proteínas e fibras (por exemplo: almoço). Isso porque, com essa combinação de nutrientes, o nível de glicemia não sofrerá alterações bruscas, evitando os perigosos picos. Outra boa alternativa é aliar as frutas a grãos ou sementes (por exemplo: aveia, chia...) e consumi-los juntos, em quantidades adequadas.
Para saber qual maneira seria melhor para você e as quantidades ideais a serem consumidas, é necessário um acompanhamento nutricional. Apenas o profissional Nutricionista está apto para te auxiliar nesse caso e em qualquer outro que envolva a sua alimentação, de maneira individualizada.
Conclusão
Portanto, sempre tenha frutas frescas presentes na sua alimentação todos os dias. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que se consuma pelo menos 3 porções de frutas, diariamente. Procure diversificar suas escolhas, pois isto irá variar seu paladar e te dar diversas fontes diferentes de nutrientes. Uma dica: dê atenção às frutas de cada estação, elas podem ser boas escolhas de custo.
Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com mais pessoas! 😃
0 Comentários