Embalagens
Não se atente exclusivamente às cores, slogans ou frases chamativas das embalagens. Estes são os elementos mais chamativos e não é à toa que estão estampados na parte da frente delas, afinal, é assim que as empresas vão "pescar" sua atenção. Mas focar apenas nestes pontos, pode te levar a fazer uma escolha ruim e nada saudável na hora da compra, pois a parte da frente das embalagens não contém todas as informações necessárias. O conteúdo mais importante está na Informação Nutricional e na Lista de Ingredientes. Este conteúdo se encontra nos rótulos, geralmente, na lateral ou na parte de trás das embalagens dos produtos.
Informação Nutricional
Porção: Se atente à porção descrita na informação nutricional do rótulo. Ela se encontra no topo da tabela. Os nutrientes e suas quantidades por porção descritas abaixo, na tabela, são referentes a esta porção e não necessariamente ao produto inteiro em seu conteúdo total. Por exemplo: Se a porção é de 100g, todas as informações abaixo estarão descrevendo as quantidades contidas em 100g deste produto.
%VD (valor diário): Indica qual a porcentagem que esta porção de alimento nos oferece de determinado nutriente, em relação ao total que devemos consumir durante o dia todo.
Ao final da tabela, você se depara com esta frase: *Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 calorias para adultos. Vale lembrar que esses valores são baseados em uma dieta estimativa para um indivíduo adulto, mas não necessariamente se enquadra para todo mundo, é apenas uma média padrão. Cada pessoa tem suas necessidades calóricas individuais.
Lista de Ingredientes
Nela, os ingredientes utilizados para a preparação do produto aparecem em ordem decrescente, ou seja, os de maior quantidade no produto aparecem primeiro. Assim, o primeiro ingrediente da lista é o que se encontra em maior quantidade, o segundo ingrediente da lista é o segundo mais presente no produto, e assim sucessivamente. Portanto, certifique-se de que não estará escolhendo um produto no qual o principal ou os principais ingredientes sejam coisas não saudáveis.
Se a lista de ingredientes for muito extensa e apresentar muitos nomes estranhos que não sejam de alimentos e afins, ou até números misturados aos nomes, não é um bom sinal. O produto pode apresentar uma grande quantidade de aditivos, conservantes ou corantes. Isso significa que este produto passou por um ultraprocessamento, recebendo aditivos químicos para que se apresentasse da forma como o encontramos nas prateleiras. Quanto menos ingredientes, menos processado é o alimento e mais natural e saudável ele vai ser.
Coloque em prática
Agora que você já tem esse conhecimento e sabe interpretar o rótulo de um produto, poderá fazer melhores escolhas no momento de suas compras e saber o que está consumindo. Conhecer que tipo de alimento você irá levar para dentro de sua própria casa é algo bastante importante e que também ajuda a definir seu quadro de saúde. Lembre-se dessas informações e sempre que estiver em um supermercado, coloque tudo em prática e boas compras!
Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Compartilhe com mais pessoas! 😃
0 Comentários